Notícias

abr
13
2018

Certifique-se que sua compra tem as qualificações exigidas (UL e FM)

Já conferiu se o produto que você compra é mesmo listado pela UL e aprovado pela FM?

Infelizmente o mercado tem presenciado sérios acontecimentos de fabricantes e distribuidores que informam ter produtos listados pela UL e aprovados pela FM, porém, na prática, isso não é fato real.

Muitas vezes o diâmetro especificado não tem a chancela qualificadora, ou mesmo o modelo todo em questão não está nos Guias de aprovação dos órgãos competentes. Isso reflete em graves consequências técnicas e legais aos projetistas, instaladores e clientes finais, fora o risco incomensurável do equipamento falhar e resultar em perdas de vidas e patrimônios.

Com o intuito de alertar a comunidade de proteção contra incêndio e orientar para melhores práticas, a Alvenius indica aos compradores de acoplamentos grooved, conexões ranhuradas, válvulas, sprinklers e sistemas de detecção e alarme de incêndio seguir o passo a passo abaixo para pesquisa.

Antes de fechar qualquer pedido de compra com o fornecedor, pesquise no site da UL e da FM se realmente os modelos da marca estão lá. Caso contrário, correrá o risco de adquirir um produto inferior, sem garantias e até mesmo falso.

  1. Pesquisar aprovações FM:
  • Entre no site: https://www.approvalguide.com
  • Crie um login e senha para acesso: processo simples e rápido.

  • No campo de pesquisa, selecione se quer buscar por empresa, por produto ou por texto e digite a palavra-chave.

  • Pronto! Sua busca trará o que de fato é verdadeiro no site oficial da FM. Exemplo abaixo da empresa Alvenius, que tem mais de 500 peças aprovadas pela FM para acoplamentos ranhurados e conexões grooved da marca AlvLok.

 

  1. Pesquisar listas da UL: 
  • Entre no site: https://www.ul.com/
  • No rodapé da Home, selecione o caminho “Online Certifications Directory”

  • Em “Company Name”, selecione “(options)”

  • Digite o nome da empresa que você quer pesquisar e clique em “Search”.

  • Pronto! Sua busca trará o que de fato é verdadeiro no site oficial da UL. Exemplo abaixo da empresa Alvenius, que tem mais de 500 peças listadas pela UL para acoplamentos ranhurados e conexões grooved da marca AlvLok.

São rotinas simples que podem ser decisivas para a escolha de um fornecedor, uma vez que produtos desqualificados comprovadamente oferecem riscos de falha, perdas de vidas e patrimônios

Valores incalculáveis estão em jogo.

Desconfie do preço barato, no final pode sair caro!

Por: Guilherme Teixeira

Ok