sistemas

Sistemas Alvenius K x Ranhurado (Acoplamento Grooved)

O Sistema Alvenius K, baseado na união de tubos através de acoplamentos mecânicos tipo K10 ou K20, é largamente utilizado no país, especialmente em projetos de adutoras de água e polpa de minério, por sua facilidade e rapidez na união de tubos de aço de grandes diâmetros e espessuras. Os acoplamentos K são usados em tubos onde sua extremidade apresenta um anel de aço para o encaixe perfeito. A flexibilidade do acoplamento mecânico permite que deflexões, dilatações e contrações sejam efetuadas.

Os acoplamentos K10 e K20 da Alvenius estão de acordo com a AWWA C 606 – (shouldered coupling).

O Sistema Ranhurado, reconhecido nacionalmente com o acoplamento grooved ou acoplamento ranhurado, já é utilizado por décadas no mercado mundial. Eles são compostos de acoplamentos rígidos ou acoplamentos flexíveis. Estes acoplamentos são adaptados a tubos com ranhura na extremidade e conexões ranhuradas (conexões grooved). A costura dos tubos é indiferente para esse processo, podendo assim ser de forma helicoidal, longitudinal, ou sem costura.

Por sua facilidade e flexibilidade, especialmente em campo, o sistema ranhurado é usado onde existem constantes modificações, interferências e ajustes, tais como: edifícios comerciais, instalações industriais, galpões logísticos, hospitais, hotéis, entre outros.

Os acoplamentos fornecidos pela Alvenius estão de acordo com a AWWA C 606 – (grooved coupling).

Sistema Alvenius® K (Acoplamentos K10 ou K20)

Tubos com anel de aço na extremidade

Modelo K10 - Flexível
Modelo K20 - Flexível
Anel de aço soldado na extremidade

Sistema Ranhurado (Acoplamentos Grooved)

Tubos com ranhura na extremidade

Modelo Rígido
Modelo Flexível
Ranhura por laminação
(roll groove)
Ranhura por corte
(cut groove)
Ok